Clodoaldo Gouveia na Edificar

Germano, meu filho, escreveu, recentemente, algumas considerações sobre o seu avô materno, arquiteto Clodoaldo Gouveia, na Revista Edificar, muito bem editada por Naná Garcez. Uma revista que, como eu já disse a Naná, “é de ficar lendo”...

A matéria homenageou o meu sogro, que não cheguei a conhecer, pessoalmente. Homem muito culto, diziam que ele botou o nome de sua filha Carmen, minha primeira esposa, justamente após chegar de uma viagem que empreendia na velha Espanha, onde assistiu à “Carmen”, de Bizet.

Era um homem simples. Casou-se com Isaura, minha primeira sogra. Namoro que começou num bonde e que terminou num sólido casamento, do qual nasceram 4 filhos. Três mulheres e um homem.

Meu conhecimento com o grande arquiteto não passou do retrato. Um homem, por sinal, muito elegante, que adorava a filha, Carmen. Tenho o seu retrato, aqui na sala. Bonitão. Carmen tinha a quem puxar...

Clodoaldo Gouveia, que meu filho Germano, não só admira, mas idolatra, transformou a arquitetura da Capital das Acácias com seus belos projetos.

Dizia minha sogra, Isaura, que o grande arquiteto era muito irônico. E bonito, nem se discute.

Germano andou arrolando, no texto da Edificar, as obras que Clodoaldo construiu, aqui. Muita coisa bonita, a começar pelo edifício do Lyceu Paraibano.

Inteligente, sensível, bonito, irônico, Clodoaldo é merecedor de constante homenagem. Minha Alaurinda sugeriu que fosse erigido um busto em sua homenagem. Que poderia ficar ali no mesmo canteiro da Duarte da Silveira, onde já existe um de João da Mata, viu, meu amigo governador Ricardo Coutinho?

Além de um gênio da Arquitetura, que marcou época, nesta cidade, Clodoaldo Gouveia foi um exemplo de bom carácter.

E finalizo dizendo que o que está mesmo me deixando de boca aberta é esta revista Edificar. Um primor de publicação. De cunho técnico, mas, ao mesmo tempo, bastante acessível e bem ilustrada.
Patrono do Blog
Carlos Romero (1923-2019), cronista paraibano.
RECOMENDE AOS SEUS AMIGOS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Postar um comentário

Deixe o seu comentário