Entusiasmo

Só há pouco tempo, vim a saber o significado da palavra “entusiasmo”. E o contrário da palavra entusiasmo é o desânimo. Que o leitor se livre dele, pois nunca criou nada. Goethe, já perto de fechar os olhos para o mundo, gritou, entusiasmado: “Luz! Mais luz!”

Recuando no tempo, lembremos de que o físico Arquimedes, quando tomava banho numa banheira, sentiu que seu corpo, mergulhado no líquido, baixava de peso. E gritou entusiasmado: “Achei, achei!” Sim, ele descobrira a lei da hidrostática. E dizem que saiu correndo nu pela rua, dada a força do entusiasmo.

E o que vem a ser entusiasmo? Significa “Deus em nós”. E como ter entusiasmo? Procure a Música, procure a boa leitura, as boas amizades, o bom trabalho, uma religião saudável, procure a Natureza. Veja o mar sorrindo, através das ondas e espumas, veja as crianças brincando, cheias de entusiasmo, e Jesus abraçando-as, dizendo: “Vinde a mim as criançinhas por que delas é o Reino dos Céus. Entusiasmo é luz. Goethe tinha razão.

A Natureza é a maior fonte de entusiasmo. Você sai dela renovado. E se você quiser se entusiasmar com a Música, ouça a Nona Sinfonia.

Visitei, recentemente, paisagens estrangeiras, que me deram lições de entusiasmo, a começar por aquela cachoeira, descendo a montanha, sem medo de cair.

Entusiasmo e nada de desânimo, que é Deus fora de si.

Um famoso psicoterapeuta disse que três coisas fazem o homem alegre: a boa música, uma boa notícia e uma religião saudável. E diz o ditado popular que tristeza não paga dívida. Vamos, diga como o mestre Rabelais: Ria, ria, só o homem é o animal que ri.

Desejo concluir com um exemplo de entusiasmo. Trata-se de um animal, um pássaro. É só se levantar, manhã cedinho, e ei-lo saudando a vida, o nosso querido bem-te-vi. Mas, muita gente prefere ser urubu... Vestido de preto e procurando a carniça.
O AUTOR
Carlos Romero é escritor, jornalista, membro da Academia Paraibana de Letras e tem a crônica como forma literária favorita. Um estilo no qual retrata com forte dose de lirismo e humor suas sensíveis observações acerca do cotidiano.
RECOMENDE AOS SEUS AMIGOS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários

Postar um comentário